(31) 2010-5599

Lipoaspiração e Lipoescultura

A lipoaspiração é a técnica de eleição para o tratamento das desarmonias do contorno corporal causadas por acúmulos de gordura. É uma técnica recente, desenvolvida em 1979 e de fácil execução.

Consiste em aspirar depósitos gordurosos localizados que não cedem com dietas ou exercícios, causando problemas físicos e psicológicos. Não se trata, porém, de uma técnica para curar a obesidade.

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico em que se utiliza a gordura aspirada, sob forma de enxertia, para tratar as desarmonias do contorno corporal causadas pela falta do tecido adiposo em regiões específicas do corpo humano.

Dr. Carlos Eduardo Leão responde as principais dúvidas sobre lipoaspiração e lipoescultura.

A cirurgia

que é lipoescultura? A lipoescultura é uma técnica que associa a lipoaspiração ao lipotransplante (enxerto de tecido gorduroso). Seu objetivo é tratar as desarmonias do contorno corporal causadas pela falta do tecido adiposo em regiões específicas do corpo humano. 2Quando está indicada a lipoaspiração? Topo da página

Quando existe acúmulos gordurosos localizados em regiões específicas do corpo humano. É preferencialmente indicada para pacientes com peso relativamente normal, pele de boa elasticidade e boa consistência do tecido celular subcutâneo.
3Em que partes do corpo pode-se fazer lipoaspiração? Topo da página

As partes do corpo mais indicadas para a lipoaspiração são: quadris, coxas, nádegas, abdome, braços, joelhos, parte superior do torso e abaixo do queixo.
4Como é o procedimento cirúrgico? Topo da página

A anestesia utilizada na lipoaspiração pode ser local, peridural ou geral dependendo da extensão da área a ser aspirada.
Através de incisões de menos de 1 cm, o cirurgião introduz uma cânula ligada a um aspirador especial com pressão de vácuo. Por baixo da pele, ele separa a quantidade de gordura a ser removida, aspirando-a em seguida.

Para finalizar, pequenas suturas fecham as incisões, deixando cicatrizes mínimas, geralmente escondidas.
5Como é o pós-operatório? Topo da página

O tempo de internação é de, no máximo, 24 horas.
Durante 30 dias após a lipoaspiração, o paciente deve usar uma cinta especial para manter a compressão e reduzir o inchaço e as manchas.
Após 30 dias já é liberada a prática de exercícios moderados.
Por alguns dias, pode haver sensação de dor e de adormecimento ou desconforto que, aos poucos, desaparecem.
O repouso é relativo na primeira semana. As atividades básicas diárias podem e devem ser feitas naturalmente.
As manchas costumam desaparecer até a 3ª semana e o inchaço até à 6ª semana. As manchas arroxeadas, se persistirem neste período, contraindicam a exposição solar.
A exposição ao sol é permitida após 1 mês, sempre de forma gradativa e usando filtros solares.

Entre em contato conosco

Você pode ligar direto para o nosso telefone e será atendido rápidamente