Ritidoplastia – Cirurgia de rejuvenescimento facial
“Não existem mulheres nem feias nem bonitas. Existem aquelas que nós amamos, e estas são sempre lindas” (A. de Figueiredo)
1 Quantos anos vou rejuvenescer?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frizá-lo pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade.
2 Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo.
3 Por quanto tempo persiste o resultado? A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Ela retarda mas não interrompe o processo evolutivo do organismo. Em alguns casos de rugas muito acentuadas na face, pescoço e mento poderá haver necessidade de um complemento cirúrgico nos primeiros 2 anos para melhorar ainda mais o resultado obtido na primeira operação.
4 A cirurgia do rejuvenescimento facial (rugas) é considerada como “pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nessa operação?
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, isto geralmente é passível de correções posteriores, mediante “retoques” permitindo-nos obter o resultado almejado. O retoque ou complemento em cirurgia plástica, é bom que se esclareça, é um recurso extraordinário para se obter o melhor resultado possível caso este não tenha sido logrado numa primeira oportunidade por qualquer razão.
5 As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?
Evidentemente, uma boa maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos.
6 Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?
Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação assistida são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade, eu e o meu anestesista, de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.
7 Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Em torno de 2 horas e 30 minutos para a face e pescoço, mais 1 hora e 30 minutos para as pálpebras (sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia).
8 Qual o tempo de internação?
Vinte e quatro horas.
9 São utilizados curativos?
Sim, embora cada vez menores e utilizados apenas no período de internação. Em cirurgias com descolamentos menores não usamos mais curativos.
10 Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?
Não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de gaze embebida em água gelada sobre as pálpebras, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.
11 Há dor nos pós-operatório?
Não. A evolução das cirurgias estéticas cursa geralmente sem dor. Quando ela existe, é perfeitamente debelada com analgésicos comuns.
12 Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 48 a 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 8 e 12 dias.
13 Quando poderá ser utilizada maquilagem?
Para as pálpebras, 7 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10o. dia. O batom está liberado para o dia seguinte da cirurgia. Nossas cosmetólogas poderão fornecer-lhe maiores detalhes a esse respeito.
14 Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
No dia seguinte da cirurgia poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 4ª semana.
15 O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.
16 Qual a evolução pós-operatória?
Diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes.
Em tempo: Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”.
17 Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?
Cada caso, em particular, é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas sim dar um efeito de rejuvenescimento. Nessa ocasião, teremos imenso prazer em lhe esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com o intuito de informá-lo (a).a respeito da cirurgia de Rejuvenescimento facial. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.
Você pode ligar direto para o nosso telefone e será atendido rápidamente
Deixe seu e-mail para ficar por dentro de tudo sobre nossas cirugias e tudo que a de novo
(31) 2010-5599
Created by Studio Yo |
© 2023, Clinica Leão. Todos os Direitos Reservados.